O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ADQUIRIR SEU CÃO POLICIAL
Canil guardiões da Pátria - Especializado em cães para atividades policiais.
Instruções para a compra de cães policiais.
1-) Construir as instalações aonde os cães serão mantidos, além do centro de treinamento, incluindo ambientes internos e externos, salas para o acondicionamento dos equipamentos de trabalho, materiais utilizados e medicamentos. Importante ter uma sala de enfermaria para o tratamento médico de cães que adoecerem.
2-) Investir na capacitação e reciclagem dos adestradores e condutores dos cães é essencial antes da aquisição dos cães. É muito comum cães de alto nível e bem treinados apresentarem um desempenho ruim, por conta de condutores pouco capacitados. Também precisa-se saber se existe um número de adestradores suficientes para o número de cães adquiridos.
3-) Comprar todos os materiais utilizados para o adestramento. Mordedores, chicotes, luvas, travesseiros, guias, colares de elo, colar de garra, jambier, bite pillow, luva, etc.
4-) Incluir no orçamento de manutenção dos cães a utilização de coleiras repelentes e repelentes externos de mosquitos que transmitem a Leishmaniose e a Dirofilariose ( 2 coleiras por ano por cão), medicamentos carrapaticidas preventivos (Simparic duração de 35 dias, ou Bravecto com duração de 3 meses) e vermífugos mensais para cada cão, além da ração e vacinas. Não adianta a instituição investir em um cão excepcional e deixá-lo morrer por alguma dessas doenças. Seria uma tragédia para a instituição.
5-) Escolha uma raça de cão com aptidão para o trabalho desejado. Lembre-se que quanto mais pesado e mais peludo for o cão, menor será a sua resistência para trabalhos de longa duração principalmente em cidades com temperaturas muito elevadas;
6-) Tente optar por raças que dão menos despesas de manutenção para tutores ou órgãos públicos. Raças que tenham menor tendência ou que não tenham displasia coxofemoral, displasia de cotovelo e nem dermatites. Todas essas doenças demandam serviços médicos veterinários, a compra de medicamentos e tratamentos em longo prazo. Exija a carteira de vacinação, exames de sangue e exames radiográficos dos cães que serão adquiridos. A erlichiose, a leishmaniose e a dirofilariose dentre outras doenças são muito comuns na maioria dos estados brasileiros.
7-) A compra de cães por instituições governamentais deve ser criteriosa e planejada e a entrega dos cães deve ser fracionada para que os canis tenham tempo de planejar os cruzamentos, selecionar os melhores filhotes e treiná-los para suas futuras funções. Nenhum canil no Brasil tem 50 cães de alta performance (cães diferenciados) para pronta entrega. Os cães devem ser encomendados, estabelecendo-se um prazo para a entrega.
8-) A compra de cães filhotes (com menos de 6 meses) para as instituições não devem ser a prioridade, pois os filhotes exigem muita dedicação no seu adestramento e pode ser que o filhote não corresponda a longo prazo, às necessidades da instituição.
9-) A compra perfeita para instituições é a compra de cães jovens adultos já treinados e testados. Isso significa economia para quem está comprando (bom uso do dinheiro público).
Por exemplo, uma instituição não pode comprar 20 cães com 2 meses de idade e depois de 12 meses de treinamentos, vacinações, carrapaticidas e alimentação, descobrir que apenas 4 cães serão aproveitados para o trabalho. Além de cada cão treinado custar muito dinheiro, após 12 meses de vida, em torno de 30 mil reais para uma instituição, a compra de mais 16 cães implicaria em mais custos, tanto de aquisição e transporte, como de novos treinamentos.
10 - A compra dos cães em canis que tenham matrizes e padreadores com qualidade genética são primordiais, pois sem qualidade, não se desenvolve um trabalho de excelência por melhor que sejam os adestradores.
11-) Sugere-se aos diretores das instituições que empregam cães de trabalho que façam cursos de adestramento constantemente para entender como funciona a escolha de filhotes e como eles são treinados. O comando tem que participar e entender do processo seletivo e de adestramento para conseguir orientar e exigir dos seus subordinados um trabalho de excelência. É fundamental saber ouvir os profissionais do adestramento mais experientes da sua instituição com relação ao perfil dos cães que eles querem trabalhar, afinal de contas, a motivação de quem lida no dia a dia com os cães deve ser um fator de peso na escolha dos cães. Não se pode admitir que a instituição compre cães da raça Labrador, se os profissionais querem trabalhar apenas com Pastor Belga Malinois e Pastores Alemães, por exemplo. Tem cães que dão confiança, prazer e motivação. Tem cães que deixam os condutores frustrados. Esse cenário de escolher os cães junto com os profissionais que conduzirão os cães vai trazer bem estar e união para todos os envolvidos no treinamento.
12 -) Na ocasião da copa do mundo em 2014, a polícia de alguns estados brasileiros fez compras de cães às pressas no ano de 2012 e muitos desses cães, além de não servirem para o trabalho, são mantidos a um custo muito alto por essas instituições até os dias atuais.
13-) Quem não trabalha no dia a dia com cães acha que a seleção de cães de trabalho de alta performance é fácil e, na verdade, é muito trabalhoso e deve ser feito com muito critério.
14-) Hoje, no mundo todo, a raça mais utilizada pelas polícias é o Pastor Belga Malinois. Isso tem um motivo que é a sua capacidade de trabalho, além de ser um cão rústico e não adoecer facilmente, mostrando um excelente custo benefício.
15-) O canil Guardiões da Pátria desde 2011 investe muito na aquisição de cães policiais com genética diferenciada, na capacitação dos seus adestradores, promove cursos de capacitação para tutores, policiais, bombeiros.
16-) O foco do canil é o treinamento de cães para uso policial. Cães de duplo emprego, cães para farejar drogas, para fazer busca e captura de meliantes e a busca de restos mortais, bem como oferecer treinamentos para os condutores desses cães.
Otavio Pedro Neto
Médico Veterinário CRMV-PE 2528
Proprietário do Canil Guardiões da Pátria
(81) 991117889
otaviopedro@hotmail.com
www.canilguardioesdapatria.com